Dicas para emagrecer de modo saudável, dietas de emagrecimento acompanhadas de exercícios físicos. Emagrecer como técnica de saúde e bem-estar. Pretendemos reunir toda a informação relevante sobre o tema emagrecer e perder peso, dietas e calorias.


Diversas formas de emagrecer

O segredo para acabar com o problema é a reeducação alimentar.
A obesidade é um problema grave que atinge boa parte da população mundial. O estilo de vida corrido e os tipos de comida que ingerimos, vem cada vez mais agravando a doença e criando novos obesos. Por isso, quem sofre desse mal, busca diversas formas para voltar ao peso ideal e viver de bem com a balança.

As mulheres são as que mais sofrem para perder peso e, muitas começam as famosas dietas Ortomolecular, Hollywood, Lua, Tipo Sanguíneo entre tantas outras. E não há dúvidas que essas dietas emagrecem, mas isto acontece porque contêm menos calorias do que gastamos, além disso, muitas delas não têm compromisso com nossas necessidades nutricionais.

Em Londres, estão desenvolvendo um gel que preenche o estômago como se fosse um alimento, mas não engorda. É um líquido que ao entrar em contato com o ácido estomacal se transforma instantaneamente em gel. A pessoa se sente satisfeita até o gel ser absorvido pelo organismo. Porém, não está disponível no Brasil.

Outra forma parecida é um comprimido que quando ingerido aumenta 100 vezes o seu tamanho, deixando a pessoa e o estômago cheio e, consequentemente, fazendo com que ela ingira uma quantidade menor de comida.

Existem métodos cirúrgicos como, por exemplo, reduzir o estômago. Mas, um estudo americano publicado no "World Journal of Gastroenterology" constatou que 206 mulheres, com idade fértil, acompanhadas após fazer cirurgia de redução do estômago ficaram suscetíveis a desenvolver anemia. O problema se desenvolve porque quando o paciente retira "um pedaço" do estômago, a absorção de ferro fica prejudicada, mesmo tomando remédios para a recomposição desse nutriente.

Porém, nenhuma dessas formas age diretamente no problema. É preciso fazer uma reeducação alimentar para atingir o peso ideal. No Brasil, já existe um tratamento liberado pela ANVISA chamado de Balão Intragástrico, que faz com que o paciente aprenda a comer novamente, pois é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que ajuda a emagrecer no tempo certo, e ainda disponibiliza o site www.levecomvoce.com.br com dicas de nutrição, bem-estar, atividade física e motivação.


O Balão Intragástrico funciona como um bolo alimentar artificial e, consequentemente, aumenta a saciedade precoce. O balão é introduzido no estômago e retirado via endoscopia, é feito de silicone e possui uma válvula lisa e um catéter de introdução. Ao chegar ao estômago, o balão é preenchido com um volume de 400 a 700 ml de solução salina e azul de metileno estéreis. Recomendado por no máximo seis meses, o procedimento é simples, não exige afastamento das atividades diárias e o paciente pode comer de tudo e ter uma vida normal, desde que siga as orientações de seu médico.[14]

Quando terminar o tratamento, o corpo deverá se adaptar a nova rotina de alimentação e, o mais importante, com um peso e absorção de nutrientes ideais para uma boa qualidade de vida.