Dicas para emagrecer de modo saudável, dietas de emagrecimento acompanhadas de exercícios físicos. Emagrecer como técnica de saúde e bem-estar. Pretendemos reunir toda a informação relevante sobre o tema emagrecer e perder peso, dietas e calorias.


Emagrecer com dietas

Muito se fala da eficácia das dietas de emagrecimento. Estão sempre a  surgir inúmeras dietas diferentes que prometem o sonho do emagrecimento rápido, saudável e definitivo. No entanto, é preciso um pouco de cuidado para que esse sonho e essa promessa não acabem por provocar grandes problemas de saúde, distúrbios alimentares graves e mesmo a morte de seus praticantes.
Explicaremos algumas vantagens e desvantagens para que você possa escolher as dietas que mais se adequam ao ser perfil alimentar e físico ou mesmo criar a coragem de agir da forma mais correta e procurar um médico que prescreva uma dieta controlada e que possibilite uma perda de peso gradual e com saúde.

Dietas Restritivas

Essas dietas eliminam ou restringem severamente algum tipo de alimento ou um grupo de alimentos. Provocam um rápido emagrecimento, mas podem causar problemas sérios de carências alimentares, vitamínicas e até sérios problemas físicos. São exemplos dessas dietas:
  • Dieta do Dr Atkins – Quem faz essa dieta pode comer a vontade gorduras e proteínas de qualquer natureza. Os carboidratos são restringidos e são proibidas a ingestão de açúcares de qualquer tipo.
  • Dieta da USP – Uma farsa que atribui a médicos da USP sua criação. É uma variante da dieta do Dr. Atkins só que restringe ainda mais os carboidratos.
Vantagens: Essas dietas conseguem uma perda de peso muito rápida.
Desvantagens: O aumento da ingestão de gordura e proteína pode provocar um perigoso aumento do colesterol circulante no sangue; sobrecarga nos rins com a perda de massa muscular e do excesso de uréia; além de nervosismo e irritabilidade. Causa também mau hálito e se levada a cabo por muito tempo pode provocar coma e até a morte. O peso perdido é recuperado rapidamente após o retorno ao regime alimentar normal; já que ele foi conseguido graças à perda de água e massa muscular.

Dietas que Se Utilizam Apenas um Tipo de Alimento

Nessas dietas, o paciente deve abster-se a apenas um grupo alimentar ou mesmo um alimento específico durante todo o tempo que a dieta durar. São dietas difíceis de seguir e acabam provocando problemas diversos. São exemplos dessa dieta:

Vantagens: provocam uma perda rápida de peso com uma grande sensação de saciedade.
Desvantagens: Levadas por um prazo mais longo, essas dietas provocam carências nutricionais diversas que podem levar a desnutrição ou a anemia. São extremamente monótonas e cansam rapidamente, tornando-se um martírio para seus seguidores.

Dietas de Cotas

Garantem que você pode comer de tudo. Desde que sejam respeitados determinados parâmetros, combinações e quantidades dos alimentos. São exemplos dessas dietas:
  • Dieta dos Pontos.
  • Dieta dos Vigilantes do Peso.
  • Dieta da Contagem de Calorias.
Vantagens: Você pode comer de tudo. Basta seguir os parâmetros estabelecidos para cada alimento e suas combinações. Favorecem uma alimentação mais saudável e equilibrada em relação aos nutrientes. Elas, se bem orientadas, acabam favorecendo a criação de novos hábitos alimentares e a manutenção do peso corporal.
Desvantagens: Uma orientação mal feita pode levar a carências nutricionais pela alimentação desbalanceada apesar do paciente comer dentro das especificações das cotas.
Como você pode ver, não existem milagres. É importante que você entenda que emagrecer de modo saudável só é possível com uma boa alimentação, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico. Qualquer coisa fora dessa fórmula é mera ilusão.

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL