Dicas para emagrecer de modo saudável, dietas de emagrecimento acompanhadas de exercícios físicos. Emagrecer como técnica de saúde e bem-estar. Pretendemos reunir toda a informação relevante sobre o tema emagrecer e perder peso, dietas e calorias.


Porque não emagrece

O que pode atrapalhar num plano de emagrecimento:

Falta de Atividade Física (sedentarismo)
A falta de atividade física pode acarretar no ganho de peso com facilidade, devido a pessoa gastar poucas calorias. Sim, você vai precisar levantar a bunda da cadeira para emagrecer com qualidade. Mas não precisa surtar – isso não é o fim do mundo! Por uma questão de sobrevivência, nosso corpo tem capacidade quase infinita de armazenar excesso de gordura como fonte de energia para períodos de suposta necessidade. Porém, quando você faz alguma dieta maluca extremamente deficitária e começa a exigir a queima dessa gordura acumulada, o corpo entende que você está “passando fome” e tende a reduzir a queima de gordura através de um processo chamado metabolic slowdown. Esse processo é brevemente explicado no livro Além do Anabolismo, caso queiram mais detalhes. Para conseguir sair da zona de conforto, leia o artigo sobre desmotivação e saiba como reprogramar seu modo de pensar.

Falta de Descanso
Ter uma boa noite de sono é vital, independente se você faz ou não atividade física. É durante o sono profundo que o corpo libera hormônios anabólicos, importantes queimadores de gordura. O primeiro passo para o emagrecimento é driblar tudo o que pode lhe atrapalhar. O segundo passo e mais importante de todos é corrigir a sua dieta/alimentação. O emagrecimento só irá ocorrer se o indivíduo comer menos calorias do que gasta – é pura matemática.

Alimentos que devem ser evitados:
  • Carboidratos simples (ruins): Massas, açúcar, doces, salgadinhos, refrigerante, são carboidratos de alto índice glicêmico que causam um pico de insulina. Quando a insulina é liberada,. impede que a gordura seja usada como fonte de energia, o que pode causar acúmulos de gordura.
  • Gordura saturada (ruins): Sorvetes, hambúrgueres, bacon, laticínios integrais, essas gorduras podem te prejudicar no seu plano de emagrecimento. Excesso de gorduras saturadas podem levar a problemas no coração a longo prazo. Cuidado asnos!
  • Sódio (sal): Alimentos congelados, enlatados, salsicha, linguiça, queijo amarelo, presunto, mortadela, hambúrguer… excesso de sódio retém líquidos no seu corpo, dando aquele aspecto de inchado.
  • Álcool: cada grama de álcool contém 7 calorias, só ficando atrás da gordura que contém 9 calorias, o álcool causa uma queda de até 25% na testosterona, principal hormônio na queima da gordura.
  • Baixa ingestão de água: A baixa ingestão de água faz que seu corpo retenha líquidos para suprir a sua falta, bebendo água você ajuda o corpo eliminar os líquidos retidos. Além disso, lembre-se de que somos compostos por cerca de 70% de água, logo, a água é um elemento essencial para o corpo humano.
Conclusão
Muitas pessoas colocam a culpa exclusivamente na sua genética, no instrutor da academia ou em qualquer que seja para não saírem da zona de conforto. Perca de peso requer tempo, dedicação, esforço, força de vontade e algumas vezes sacrifícios, por isso se você está disposto a perder peso, saiba que não existe um jeito mais fácil, um atalho e sim um caminho duro pela frente. Lembre-se: sem esforço não há ganhos.
Sabe quais as dietas mais populares? Conheça-as: