Dicas para emagrecer de modo saudável, dietas de emagrecimento acompanhadas de exercícios físicos. Emagrecer como técnica de saúde e bem-estar. Pretendemos reunir toda a informação relevante sobre o tema emagrecer e perder peso, dietas e calorias.


Benefícios da atividade física que permite emagrecer

Pessoas que são ativas em geral têm menos risco de contrair doenças degenerativas, especialmente doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral, osteoporose e talvez diabetes não insulino-dependentes (diabetes Tipo II, que ocorre em adultos. Uma alteração metabólica, em que a hormona insulina não é eficaz porque os tecidos são relativamente insensíveis à sua ação. A diabetes tipo I Insulino-dependentes, ocorre durante a juventude, porque o pâncreas que secreta insulina, deixa de o fazer. Consequentemente, a glicose aumenta no sangue e ocorre hiperglicemia).
O exercício físico regular também produz uma maior sensação de bem-estar.
Estudos recentes têm destacado a importância da atividade física no controle da ansiedade, estresse e na melhoraria da auto-estima. O exercício tem um efeito antidepressivo.
Os efeitos sobre o metabolismo estão bem documentados. Pessoas fisicamente ativas têm níveis sanguíneos melhorados em termos de-colesterol HDL. A atividade física também é particularmente eficaz na metabolização e controle da concentração de glucose no sangue. A tolerância à glucose (a capacidade do organismo para regular a concentração de glucose no sangue em resposta a secreção de insulina) é melhor até 48 horas após o exercício.
O exercício físico também estimula a formação óssea e retarda a perda óssea. A massa óssea de algumas áreas do esqueleto é significativamente maior em atletas quando comparada com em pessoas sedentárias. Na infância e adolescência, o exercício pode aumentar a massa óssea de pico, muito importante para limitar a perda óssea posterior em adultos. Na fase pré e pós menopausa, o exercício realizado de modo regular pode favorecer a manutenção da massa óssea e reduzir o risco de fracturas por osteoporose. A osteoporose é uma condição caracterizada por baixa massa óssea que aumenta o risco de fraturas em alguns ossos especialmente vulneráveis.
A osteoporose ocorre mais frequentemente em mulheres após a menopausa.